Não seja você a pessoa que esta perdendo peso na balança, porém engordando na vida real!
Mas como assim?
Sim, muitas pessoas ao pensarem em emagrecimento, logo se ligam ao peso na balança, mas isso é um dos maiores erros que uma pessoa poderá cometer.
Não é incomum avaliar pessoas que dizem ter emagrecido, porém ao analisar o paciente, percebe-se uma perda de peso sem qualidade que foi embora junto com massa magra (musculatura), hidratação, aumento de flacidez, celulite e qualidade óssea e tudo isso esta ligado a muitos outros fatores, como:
- Envelhecimento precoce;
- Redução do metabolismo;
- Tendência ao efeito platô (estacionamento do efeito do emagrecimento)
- Flacidez;
- Fadiga, cansaço e sonolência;
- Estresse metabólico;
- Irritabilidade;
- Osteoporose, entre outros.
Outra coisa importante de saber é que o peso pode variar em aproximadamente 2 quilos dentro de apenas um dia e se for mulher essa variação pode ser maior ainda, portanto não se prenda a esta visão míope do seu peso corporal pela balança.
Quando falamos de obesidade, estamos nos referindo á quantidade de gordura corporal e não a quantidade de músculos ou água, pois quanto maior a concentração de tecido adiposo subcutâneo (camada de gordura debaixo da pele) e de gordura visceral (entre os órgãos), e esta é a gordura mais perigosa e que trás mais riscos para a saúde com o aumento de inflamações e doenças crônicas.
Portanto de nada adianta perder peso na balança e junto perder componentes chaves para a saúde, como massa muscular e hidratação, cálcio, entre outros, pois a longo prazo a falta destes influenciam na longevidade.
A imagem ilustrativa acima mostra exatamente a mesma pessoa na segunda imagem, porém com uma composição corporal completamente diferente e muito mais harmônica e saudável, porém sem mudança alguma do peso.
Existem diversas dietas e estratégias para segurar a massa magra enquanto se perde gordura corporal, mas cada uma delas é individualizada, não existe uma receita milagrosa para todo mundo, se existisse seria fácil e todos teriam sucesso ao seguir apenas uma estratégia.
Existem diversos fatores para serem analisados a começar pelo nível de gordura que possui no momento (tanto visceral quanto subcutânea) e a partir dai existe uma tabela para este individuo seguir para a diminuição do BF (Body Fat ou gordura corporal) juntamente com uma anamnese detalhada, analisando genética, possíveis interações medicamentosas pregressas e atuais, se treina, se trabalha de pé ou sentado, se possui alguma doença, polimorfismo, Disbíose, adequação de minerais e vitaminas no sangue (alguns precisarão de mais, outros menos, incluindo suplementos e/ou fitoterápicos e até mesmo tratamento hormonal) inflamação, peso e altura, nível de hidratação e desidratação entre outros, onde cada um estará em um nível de construção corporal harmônica e com foco em saúde e longevidade com qualidade e é por isso que cada um precisa seguir um plano individualizado.
A internet esta cheia de dietas, mas não tem a sua dieta!
Dieta vem de origem do Latim *Diaeta* que significa que veio do grego *Diaita* que significa “Estilo de vida” e de nada tem a ver com restrição.
Vamos juntos encontrar o seu melhor estilo de vida (DIETA)